Centro Europeu para o conhecimento da biodiversidade

No passado dia 23 de outubro a Comissão Europeia apresentou o novo Centro de conhecimento para reverter a perda de biodiversidade e proteger os ecossistemas, uma plataforma de divulgação de conhecimento científico acerca da biodiversidade que servirá também de referência para a implementação e monitorização das medidas, programas e projetos no âmbito da Estratégia para a Biodiversidade da UE para 2030.
Partindo de uma avaliação do estado dos ecossistemas em toda a União Europeia, os responsáveis europeus constaram uma forte pressão sobre o capital natural desde os solos, as florestas, os rios e lagos, as terras agrícolas às áreas verdes em ambiente urbano.
Pese embora a grande quantidade de informação existente sobre o tema da biodiversidade e a sua conservação, o certo é que esse conhecimento não está a ser amplamente utilizado.
Segundo o Comissário Europeu para o meio ambiente, oceanos e pescas, Virginijus Sinkevičius, “Só o que é medido é feito. Se quisermos cumprir a Estratégia de Biodiversidade da UE, precisamos ligar melhor todos os pontos e, para isso, precisamos de dados sólidos. Seja sobre o estado dos polinizadores, o impacto ambiental dos pesticidas, o valor da natureza para os negócios ou a lógica económica das soluções baseadas na natureza. Também precisamos de aproveitar ao máximo a transformação digital, … O novo centro de conhecimento vai reunir tudo isso, melhorando a forma como produzimos e gerimos o conhecimento sobre a biodiversidade. ” – Centro Europeu para o conhecimento da biodiversidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *